sexta-feira, 7 de março de 2008

Resenha do Filme " Tróia"

Tróia

Geovana Alves de Freitas
[1]


A Guerra de Tróia é um dos acontecimento mais importantes e complexos da mitologia grega. Como todos os mitos gregos, a guerra de Tróia revela a luta do homem para existir ante a face dos deuses. Os deuses castigavam sem piedade os homens que ousassem desafiar seus poderes, ou se pensassem que seriam capazes de viver sem sua proteção. O principal motivo da Guerra de Tróia é o romance entre Helena rainha de Esparta, Filha de Zeus (deus grego) e da deusa Leda, com Páris filho do Rei Primo, que fogem de Esparta, deixando o rei Menelau, marido de Helena irritado, desejoso de vingançaiosoau fu Espartae fogem de Esparta, deixando o rei e Leda
Por volta do ano 3.200 a.C. o rei Agamenon, com o intuito de expandir seu território e fortificar seu poder, quer guerrear contra o rei de Tróia. No dia do combate, os dois reis chegam a um acordo de que somente dois homens, dos mais fortes, fariam o duelo, evitando o sangue de muitos guerreiros. Agamenon pede a Aquiles que lute contra o poderoso guerreiro troiano; e com facilidade, em apenas um golpe, Aquiles põe ao chão o poderoso soldado. Foi feito um acordo de paz entre os dois reinos, de Tróia e Esparta.
Depois de muito tempo, Páris, filho mais novo de Primo, rei de Tróia, foi em missão diplomática a Esparta. Enquanto estava lá, Páris se apaixonou por Helena, esposa do rei Menelau, irmão de Agamenon. Páris e Helena fugiram para Tróia. Melenau, desejoso de vingar o feitio do casal, pede a todos os antigos concorrentes, que o ajudem a trazer Helena de volta. A partir de então, colocaram-se a caminho, rumo ao reino de Tróia, e dá-se início a guerra.
A guerra de Tróia durou dez anos, com lutas violentas e grandes massacres.faz-se necessário citar o duelo ente Aquiles e Heitor, onde Aquiles vence a batalha e arrasta o corpo de Heitor em volta dos muros de Tróia como se fosse um troféu. Durante a noite o rei Primo, vai até Aquiles e pede que ele o devolva para que se possa fazer um funeral digno e é estabelecido 12 dias de luto. O rei Primo demonstra um profundo respeito pela pessoa humana, ele ensina a seus filhos ao valor da honra, do respeito e da dignidade. Esse profundo respeito pelo outro é manifestado no resgate do corpo de seu filho.
Quando o luto chegou ao fim, iniciaram a novamente a guerra. Apesar do grande esforço dos gregos, eles não conseguiam passar pelos fortificados muros de Tróia. Foi aí que decidiram colocar em prática a idéia de Ulisses, construir um cavalo de madeira, onde pudesse colocar no seu interios os melhores soldados. Assim aconteceu e entre os bravos guerreiros estava Aquiles, um semi-deus, filho de da deusa Tétis e do humano Peleu. Este cavalo foi abandonado na praia de Tróia, e ao perceber ausencia dos soldados, o rei de Tróia acreditou ser um presente dos deuses, e levou-o para interior dos muros. De madrugada, enquanto os troianos dormiam, os soldados inimigos invadiram suas casa, exterminados quase toda a população, matando seu rei, e colocando fogo na cidade. Porém, nesta batalha, Aquiles recebe uma flexada no calcanhar, disparada por Páris, causando a sua morte.
Podemos destacar no decorrer da história a pessoa do rei Primo, que demonstra ser uma pessoa integra e manifesta grandes valores como a honra e o respeito. Esse profundo respeito pelo outro percorre toda a história da filosofia, e é expresso no pensamento de muitos autores como o de Emmanuel Lévinas, pela alteridade, que significa a defesa do outro na sua infinita transcendência, promovendo sua dignidade, e só pode ser o percebido por meio da sensibilidade e não por meio da razão, só assim serei capaz de entrar em sintonia com ele e sentir com ele; a esse fenômeno de “sentir com” chamamos compaixão. Colocar-se no lugar dele, é sofrer seu sofrimento, participar de sua alegria, das conquistas, das lutas, dos fracassos. Essa compaixão levará a gestos de ternura, gestos livres e desinteressados, servir o outro sem esperar nada em troca. A gratuidade, não visa nada, doação que não espera recompensa, nem mesmo um agradecimento.
[1] Graduanda no Curso de Licenciatura em Filosofia na PUCPR.

6 comentários:

Unknown disse...

ADOREI ESSE RESUMO ME AJUDOU MUITO.

Jéssica Santiago disse...

gostei muito desse resumo deu para entender melhor o flime obrigado

natbucetagostosinha disse...

nossa muito obrigada antes o filme por ser mto comprido era complicado de entender mas agr cm esse resumo esta tdo mais claro muito obrigada

Unknown disse...

Rei Príamo kkkkkk

Unknown disse...

Rei Príamo kkkkkk

Unknown disse...

Muito bom ! Obrigada